Armeiro – Como Faço para ser um

ARMEIRO – Como faço para ser um!

1

APRESENTAÇÃO

:: Olá amigos leitores da Tiro certo, venho agora escrever sobre a atividade de Armeiro, praticamente uma “espécie em extinção”.

Armeiro, no Brasil seu significado remete ao indivíduo que, fabrica, repara, monta, ajusta, personaliza e restaura armas, sendo elas de fogo ou não.

Podemos chamar o armeiro em sua grande maioria de artistas, pois muitas vezes seus trabalhos além de manuais, requerem habilidade para desenvolver soluções para seus clientes, que hoje em dia estão cada vez mais criativos e exigentes.

O armeiro é uma necessidade desde a criação das armas de fogo que na sociedade hoje, é uma demanda ainda maior, devido ao aumento da comercialização das armas de fogo entre os cidadãos.

No Brasil, infelizmente é uma atividade em “extinção”, hajavista que, raramente se vê falar em armeiros bons, de confiança, cuja capacidade técnica é no mínimo semelhante à de fabricantes de armas. Parte da responsabilidade deste fato se dá pelo motivo de que a nível legal, o Brasil está muito restritivo neste tipo de atividade e assunto.

RAMOS DE ATUAÇÃO

:: Hoje existem vários tipos de ramos de atuação de um armeiro.

– Em suas corporações de agentes de segurança pública, clubes de tiro, escolas de formação de vigilantes, dentre outras, onde estes profissionais  são os responsáveis pela manutenção, limpeza e manter o bom funcionamento das armas.

Assim como a área médica por exemplo, os armeiros têm suas especializações.

Digamos que, um armeiro formado, sai do curso de formação como um Clínico Geral, ou seja, com uma noção básica de um conhecimento mais amplo. A medida que começa a aplicar seu conhecimento, parte para um crescimento através de experiências cotidianas das quais somente colocando a mão na obra, que se desenvolve.

Neste caso, se vê a necessidade de se aperfeiçoar em outras áreas como por exemplo:

–  CARPINTARIA

Para desenvolvimento de peças cujas quais são produzidas com madeira como cabos, coronhas, guarda mãos, originais ou modificadas,  considerando anatomias do atirador.2

– CUSTOMIZAÇÕES –

São os armeiros responsáveis por adaptações personalizadas para fins de melhorar o funcionamento e comportamento da arma na mão do atirador, geralmente são feitos para competidores, justamente para melhorar a eficiência dos resultados.3

– RESTAURAÇÕES –

São os responsáveis em restaurar uma arma de acordo com sua originalidade, todo processo é minucioso, lento e requer muita atenção e dedicação.

4

Dentre outras especializações.

 

COMO SE TORNAR UM ARMEIRO

:: Hoje, para se tornar um armeiro credenciado, o requerente deve cumprir uma extensa lista de requisitos, que é exposto no site da Polícia Federal (que pelo Estatuto do Desarmamento, Lei 10826/2003 é a responsável por cadastrar e fiscalizar os Armeiros em todo território nacional), onde um dos pré-requisitos é possuir um curso de formação com alguns padrões e conteúdos mínimos para sua aceitação.

O que ocorre, é que muitas escolas proporcionam equivocadamente um “curso de formação” onde na verdade se aprende apenas a desmontar e montar alguns tipos de armas.

Pensando nisso, a Propoint – Centro de Treinamento Tático, cuja já é uma referência na formação de Instrutores de Armamento e Tiro, desenvolveu um curso altamente técnico que abrange uma gama enorme de situações para que se forme um profissional qualificado e praticamente pronto para o mercado de trabalho. Logo mais falaremos sobre ele e seu conteúdo.

Além do curso, para se credenciar omo Armeiro, o requerente deve apresentar alguns documentos e certidões, também documentações do local onde trabalhará, onde o primeiro passo será uma vistoria por um Instrutor do Departamento de Polícia Federal, que após atestado o local, o requerente deverá passar por uma avaliação teórica e prática.

Todos estes processos são minunciosamente explicados e simulados no curso que ministramos, pensamos que, além do conhecimento técnico, teórico e prático, o nossos alunos devem saber lidar com estas situações, pois temos conhecimentos de grandes profissionais que por questões emocionais, reprovam em avaliações de credenciamento.

Hoje, a portaria que regula esta atividade é a de No. 2259/2011.

 

RESPONSABILIDADE DO ARMEIRO:

A principal responsabilidade de um armeiro é assegurar que as armas funcionem e em segurança.

Sempre ter isso em mente como principal meta, sempre observando os procedimentos de manuseio com segurança também.

Armeiros, devem usar seu conhecimento de armas de fogo para orientar sobre segurança em seu local de trabalho, analisar possíveis deficiências e sugerir reparos necessários, reparar o armamento afim de evitar acidentes posteriores.

Mesmo armas aparentemente funcionais, podem apresentar problemas, quando…

  • Tiver sua montagem errada
  • Faltando Peças
  • Rachaduras: todas as partes rachadas são motivo de preocupação, mas especialmente na área do cano e da câmara, parafuso ou coronha.
  • Obstruções do cano.
  • Dimensões mecânicas divergentes
  • Falhas de Mecanismos de Segurança: potencialmente permitindo uma arma de fogo com o mecanismo de segurança acionado, por problema mecânico disparar inesperadamente.

E não são apenas estes, existem inúmeras situações das quais podem deixar a arma insegura para seu uso.

 

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO:

Tendo ciência essa crescente necessidade de bons profissionais, desenvolvemos um curso cujo qual  parte do princípio do mínimo conhecimento do aluno e durante seus 10 dias de treinamentos intensivos, passa uma noção excelente sobre as principais técnicas para reparar armas de fogo e fazer pequenos ajustes, restaurações e customizações.

5

O curso é iniciado com 3 dias de aulas teóricas para poder proporcionar ao máximo as informações sobre a profissão, técnicas e assuntos pertinentes à atividade de armeiro, onde englobam matérias como, legislação, normas e regras de segurança, classificação e nomenclatur6a das armas de fogo e suas partes, balística, preparação para solda, acabamentos, classificação dos metais, oxidações à quente,  dentre outras.

A partir do quarto dia, todas as aulas são ministradas diretamente no laboratório/oficina especialmente montada para o curso de formação.

O Nosso laboratório conta com ferramentas e maquinários novos e modernos, pois além deste curso de formação, temos cursos de especialização como utilização de tornos mecânicos e fresadores na atividade de armeiro, customizações de pistolas para competições, carpintaria, dentre outros.

7No laboratório, inicia-se com exercícios de ajustagem, onde os alunos trabalham técnicas de aplicações de medidas, recordes, ajustes e marcações em materiais como alumínio, latão, bronze e aço.

Após inúmeros conceitos, os alunos passam para a fase de desmontagem e montagem dos armamentos, nesta etapa são oferecidos muitos modelos, dos quais o futuro armeiro provavelmente irá se deparar em seu local de trabalho, desde carabinas de ar comprimido, revolveres, pistolas, rifles até espingardas de um ou dois canos.

Os exercícios são feitos de forma que, com este processo são estudados concomitantemente a nomenclatura das peças, bem como os principais defeitos e sugestões para reparos e melhoras em seus mecanismos.

8Desmonta-se em até terceiro escalão a maioria das armas para que se possa fixar realmente os procedimentos e ordem correta e indicada para estes procedimentos.

A partir daí são feitos inúmeros exercícios práticos, desde aquecimento, temperamento, destemperamento, preparo do armamento para uma reoxidação completa de um armamento para que ao final do  processo, este fique bem semelhante tal qual quando sai de fábrica.

Trata-se de um curso muito condensado com informações valiosíssimas para quem realmente busca um conhecimento mais aprimorado do assunto.

Para maiores informações sobre o curso, acesse: http://www.propoint.com.br . O curso é ministrado em Birigui-SP.

Uma vez formado, um armeiro pode fornecer muitos tipos de serviços a seus clientes. Ele agora é capaz de corrigir avarias, testar a arma de fogo para limpeza de precisão e repará-las, projetar sua própria arma de fogo e personalizar uma arma de fogo para atender às necessidades do seu cliente. Enquanto a maioria dos armeiros são independentes, eles também podem encontrar emprego com um clube de tiro, lojas de armas, assistências técnicas, escolas de formação de vigilantes, ou até nos próprios fabricantes.

 

Benefícios

A grande sacada sobre formação de armeiro é sua versatilidade e praticamente sua escassez no mercado de trabalho o campo é enorme.

As vendas de armas aumentaram, logo, esta mão de obra cada vez mais difícil de se encontrar, proporciona aos interessados em adentrar neste mundo dos Armeiros,  um amplo ramo de atividade do qual poderá sim gerar retornos extremamente satisfatórios. Basta querer. Boa sorte à todos e até a próxima edição.

 

9

Texto:

Sandro Christovam Bearare
Instrutor de Armamento e Tiro
Credenciado: Dep. Policia Federal e Exército Brasileiro
Coordenador de Cursos.

Fotos: Laboratório/Oficina da Propoint

Propoint – Centro de Treinamento Tático e Desportivo
www.propoint.com.br

    • Edilson Bernardo de Souza em janeiro 4, 2017 às 3:05 pm

    Responder

    Quero saber como faço para participar dos cursos, de armeiro, é instrutor de armamento e tiro, preço e datas de realização e local, é dias de curso em cada. É documentação necessária.,
    Obrigado pela atenção dispensada.

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 1:37 pm
      • Autor

      Responder

      Olá, tudo bem Edilson? peço por gentileza que acesse o site: http://www.propoint.com.br para mais informações, se tiver alguma duvida entre em contato via fone/whatsap: 18-99123-6123, onde um atendente lhe explicará melhor sobre o curso. Muito obrigado e aguardo seu contato.

    • Everton de Ávila Fernandes em janeiro 4, 2017 às 6:49 pm

    Responder

    Boa tarde gostaria de fazer o curso

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 1:37 pm
      • Autor

      Responder

      Olá, tudo bem Everton? peço por gentileza que acesse o site: http://www.propoint.com.br para mais informações, se tiver alguma duvida entre em contato via fone/whatsap: 18-99123-6123, onde um atendente lhe explicará melhor sobre o curso. Muito obrigado e aguardo seu contato.

      • Daniel de Assis da Silva em janeiro 24, 2017 às 12:14 am

      Responder

      Boa noite meus amigos eu aqui não só para ter um curso de armeiro. eu sou vigilante estou aqui para aprender um pouco com vocês. eu não sei o preço curso de armeiro se alguém pode me ajudar agradeço vocês.
      Mais não estou nesta área de vigilante quando eu reciclar minha atá. Eu vou voltar ativar.
      No mento eu trabalho de auxiliar de serviços gerais se puder me ajudar agradeço todos vocês.

        • Propoint em janeiro 26, 2017 às 10:15 am
        • Autor

        Responder

        Olá, tudo bem Daniel? o curso tem o modulo 1 e o modulo avançado, cada um tem um valor diferente, para ver os valores acesse a pagina http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/ onde tem explicado a diferença dos dois módulos, se tiver alguma duvida entre em contato pelo telefone/whatsapp: 18-99123-6123.

    • Joao Paulo em janeiro 5, 2017 às 12:06 am

    Responder

    Quais os requisitos para faser o curso

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:13 pm
      • Autor

      Responder

      Olá João, os requisitos estão na descrição dos cursos.

    • Moisses Alves da Cruz em janeiro 5, 2017 às 1:10 am

    Responder

    Quantos dias de curso e valores e até quando eu posso me escreve

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:13 pm
      • Autor

      Responder

      Olá, tudo bem Moisses? peço por gentileza que acesse o site: http://www.propoint.com.br para mais informações, se tiver alguma duvida entre em contato via fone/whatsap: 18-99123-6123, onde um atendente lhe explicará melhor sobre o curso. Muito obrigado e aguardo seu contato.

    • Rodrigo Basso Bertoni em janeiro 5, 2017 às 4:03 am

    Responder

    Por gentileza quais os pré requisitos necessários para realizar a formação no curdo de armeiro.

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:14 pm
      • Autor

      Responder

      Olá, os pré requisitos estão na descrição do curso

    • Rodrigo em janeiro 5, 2017 às 12:56 pm

    Responder

    Mais informações sobre curso. Valores, horários e requisitos básicos para um civil ingressar no ramo

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:49 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Rodrigo? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • Angelo em janeiro 5, 2017 às 8:27 pm

    Responder

    Eu quero ser um armeiro como faço eu gosto muito de arma de fogo e tenho vontade de fazer um curso de armeiro e de atirador sonho ter uma cr

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:48 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Angelo? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • Harrison freitas em janeiro 7, 2017 às 11:16 pm

    Responder

    Boa noite
    Quais as documentações necessárias para o curso,e o valor do Curso

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:16 pm
      • Autor

      Responder

      Olá, acesse http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/ para saber os pre-requisitos e os valores

    • Antonio soares vilar em janeiro 9, 2017 às 4:29 am

    Responder

    Qual data do curso ? Tem alguma data agora no inicio do ano ?

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:17 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Antonio? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • Elionai alves Pereira da Silva em janeiro 9, 2017 às 2:44 pm

    Responder

    Como faço pra fazer esse curso

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:18 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Elionai? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • Laercio em janeiro 10, 2017 às 12:46 pm

    Responder

    Bom dia!

    Sou ex. Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, quero saber se posso fazer esse curso, mesmo que atualmente, ñ mais exerça essa atividade. Tentei ver no site: http://www.propoint.com.br, porem isso ñ foi possível.

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Laercio.

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:18 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Laercio? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • talisson em janeiro 10, 2017 às 6:16 pm

    Responder

    Eu queria fazer o curso quanto q e ?

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:44 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Talisson? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • robert leal em janeiro 10, 2017 às 11:42 pm

    Responder

    ola gostaria de saber o valor do curso, e se tem como se credenciar no exercito e na policia federal para abrir uma loja em minha cidade para fazer os reparos onde no momento tem apenas uma loja na capital na qual faz este tipo de concerto.

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:45 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Roberto? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/, se ainda tiver alguma duvida entre em contato pelo telefone/whatsapp: (18) 99123-6123

    • Israel Jesus dos Santos em janeiro 11, 2017 às 3:15 am

    Responder

    Muito interessante o curso…
    Pelo menos o resumo já dá uns toque bem diferenciado.Grande abraço.

    • Geovany Nascimento em janeiro 11, 2017 às 3:10 pm

    Responder

    Geovany_martins@hotmail.com
    Quantos custa o curso e se é possível o parcelamento também?

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:46 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Geovany? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • Luciano em janeiro 12, 2017 às 9:10 pm

    Responder

    Informações sobre o curso de arneiro por favor

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:46 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Luciano? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • ALESSANDRO CORREA DA SILVA FERNANDES em janeiro 13, 2017 às 2:09 pm

    Responder

    Boa tarde! Tenho interesse no curso de armeiro. Qual o valor?! Em quantas etapas é realizado o curso? Etapa única? Sou formado Instrutor de armamento e tiro e sou GCM. Aguardo retorno. Tks!

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:47 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Alessandro? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • claudio neves ferreira em janeiro 13, 2017 às 2:17 pm

    Responder

    Boa tarde ! Tenho interesse em fazer o curso,gostaria de saber como tenho que proceder.

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:47 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Claudio? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • Carlos Alberto Amaral em janeiro 15, 2017 às 1:45 am

    Responder

    Boa noite! Qual o valor pago pelos 10 dias de curso? Forte abraço!

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:47 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem Carlos? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

  1. Responder

    Olá quero ser um armeiro… sou torneiro mecânico á 9 anos,sei fazer qualquer peça de um revólver,espingarda e etc… Mais quero ser um armeiro credenciado.. como faço? trabalho todos os dias sou torneiro mecânico da usina raizen (gasa) Andradina S.P Mais quero muito fazer esse curso… qtas horas para se formar ?? Aguardo retorno..

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:47 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem André? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • André Luís guanieri gomes em janeiro 15, 2017 às 9:16 pm

    Responder

    Olá quero ser um armeiro… sou torneiro mecânico á 9 anos,sei fazer qualquer peça de um revólver,espingarda e etc… Mais quero ser um armeiro credenciado.. como faço? trabalho todos os dias sou torneiro mecânico da usina raizen (gasa) Andradina S.P Mais quero muito fazer esse curso… qtas horas para se formar ?? Aguardo retorno.. cel / whats 018 997088910

      • Propoint em janeiro 16, 2017 às 3:48 pm
      • Autor

      Responder

      Olá tudo bem André? para ver informações do cursos acesse: http://cursodearmeiro.com.br/o-curso/

    • gabriel em janeiro 19, 2017 às 8:04 am

    Responder

    Aparti de quantos anos pode fazer esse curso

      • Propoint em janeiro 19, 2017 às 1:01 pm
      • Autor

      Responder

      Olá, tudo bem Gabriel? Para poder fazer o curso, o aluno tem que ter pelo menos 21 Anos

    • michel em fevereiro 1, 2017 às 1:27 pm

    Responder

    Ola moro em Belém do Pará e gostaria ee saber como faço para fazer o curo

      • Propoint em fevereiro 1, 2017 às 5:18 pm
      • Autor

      Responder

      Olá Michel, tudo bem? para informações de matricula, deixe seu telefone que entraremos em contato, ou entre em contato pelo telefone/whatsapp: 18-99123-6123

    • Alex Darlan em fevereiro 28, 2017 às 9:41 am

    Responder

    Moto no Rio Grande do Norte gostaria de saber como faço pra fazer esse curso, pra mim séria mais viável se tivesse uma empresa credenciada que fornecesse o curso pelo meu estado, tenho muito interesse nesse curso…
    aguardo resposta.

      • Propoint em março 1, 2017 às 3:43 pm
      • Autor

      Responder

      Olá Alex, o curso só está disponível no interior de São Paulo, mas temos alojamentos para os alunos, se tiver interesse deixe seu telefone que entraremos em contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

17 − dezessete =